Notícias

4 de junho de 2019

10 tendências de consumo para você ficar de olho em 2019


“Agnósticos” em relação à idade, conscientes, imediatistas e autossuficientes. Estas são algumas das 10 principais tendências identificadas pela Euromonitor International que deverão influenciar o consumo global nos próximos anos.

Resultado de pesquisas quantitativas em 14 países, o relatório destaca a preocupação das pessoas em envelhecer de forma saudável, cuidar de si mesmas, curtir momentos “desconectadas”, morar sozinhas, dar preferência por produtos locais e artesanais e evitar plásticos e demais resíduos que prejudicam o meio ambiente. Confira:
1 – Age Agnostics
Os “agnósticos da idade” não ficam passivos diante do envelhecimento. Pelo contrário, se preocupam mais com a saúde, alimentação, bem estar e aparência, Detestam rótulos da “meia idade” e querem se sentir, se comportar e serem tratados como mais jovens.
2 – Volta ao básico
A ostentação está dando lugar a autenticidade. Ao invés grifes de luxo e produtos padronizados, o consumidor busca por produtos artesanais e locais que proporcionem experiências diferenciadas e permitam expressar sua individualidade.
3 – Preocupação com o meio ambiente
As pessoas têm consciência e estão cada vez mais preocupadas com o impacto social e ambiental do que consomem. Isso se reflete na busca por produtos com certificação de origem, redução no consumo de carne e derivados e valorização dos alimentos vegetarianos e veganos.
4 – Juntos digitalmente
As plataformas digitais estão se transformando em social hubs, abrangendo de reuniões de trabalho a aulas de música e encontros amorosos e essa tendência só vai aumentar com os avanços na abrangência e velocidade de transmissão de dados, como o 5G.
5 – Todo mundo é expert
Além dos parentes e amigos, aumenta o poder dos influenciadores digitais na escolha e decisão de compra, levando as marcas a repensar a sua forma de atuação e investimentos em propaganda.
6 – Satisfação de estar desconectado
A exposição excessiva nas redes sociais e a pressão para estar permanentemente interagindo está provocando uma reação inversa, o joying of missing out (JOMO). As pessoas estão curtindo ficar de fora, sem a obrigação de postar, registrar e comentar a todo momento.
7 – Cuido de mim mesmo
As pessoas estão assumindo a responsabilidade de cuidarem de si próprias, buscando atividades, alimentos e tratamentos que mantenham sua saúde e bem-estar.
8 – Nada de plástico
A tendência é uma atitude cada vez mais ativa em relação ao plástico. Ou seja, a pressão por redução no uso do plástico e a preferência por produtos alternativos vai aumentar.
9 – Quero agora!
O consumidor não quer perder tempo com questões burocráticas na hora da compra, seja de um produto ou serviço. Tudo tem que ser simples e rápido.
10 – Morando sozinho
Além dos jovens que deixam a casa dos pais, o mercado single está sendo incrementado pelos pais acima dos 50 anos que se divorciaram ou enviuvaram e querem adotar um novo estilo de vida.