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11 de fevereiro de 2019As 22 regras do marketing que você precisa conhecer
Em uma área como a de marketing, em que o conhecimento envelhece com uma rapidez assustadora, fiquei impressionado em reler um livro do início dos anos 90 (quando computadores e celulares ainda engatinhavam e a internet nem existia) e constatar o quanto ele continua atual. Em As 22 consagradas leis do marketing (Editora Makron Books), Al Ries e Jack Trout reuniram conceitos que continuam plenamente válidos, podendo ser aplicados atualmente por empresas e profissionais da mesma forma que há 40 anos.
Como, por exemplo, de que o mais poderoso conceito de marketing é representar uma palavra na mente do consumidor. Ao longo dos anos, o termo “palavra” foi substituído por idéia, vírus, keyword, meme, mas o princípio continua o mesmo. Da mesma forma que “o fracasso deve ser aceito e superado” e de que “a idéia que não tiver fundos suficientes não decolará” fazem parte do planejamento de qualquer start up hoje.
As 22 leis do marketing:
- É melhor ser o primeiro do que ser o melhor.
- Se não puder ser o primeiro, estabeleça uma categoria para ser o primeiro.
- É melhor ser o primeiro na mente que ser o primeiro no mercado.
- O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.
- No marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente do consumdor.
- Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente do consumidor.
- A estratégia a adotar depende da posição ocupada da empresa no mercado.
- Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se numa corrida de 2 concorrentes.
- A estratégia de quem almeja o segundo lugar é determinada pela líder.
- Com o tempo, uma categoria se divide em 2 ou mais categorias.
- Os efeitos do marketing ocorrem por um período determinado.
- Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca (extensão de marca).
- A fim de conseguir alguma coisa é preciso desistir de alguma coisa (trade off).
- Para cada atributo existe um atributo oposto, igualmente eficaz.
- Quando admitimos um erro ou uma deficiência (negativo), o cliente em perspectiva tende a compreender e nos dar crédito (positivo).
- Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais (mire no ponto fraco da concorrência e ataque com tudo).
- Sem prever os planos do concorrente, é impossível prever o futuro.
- Com frequência, o sucesso leva a arrogância, e a arrogância ao fracasso.
- O fracasso deve ser aceito e superado.
- Com frequência, a situação é o oposto do que aparece na imprensa.
- Os programas bem sucedidos não se baseiam em modas, mas em tendências.
- A idéia que não tiver fundos suficientes não decolará.