Notícias
28 de janeiro de 201551 tópicos para aumentar as vendas do seu e-commerce para 2015
As previsões de 2015 para o e-commerce são bastante otimistas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o setor movimentará R$ 49,8 bilhões, crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Porém, é bom não se iludir com os números gerais. Não é porque o e-commerce como um todo está crescendo que a sua loja vai crescer por tabela.
O ano promete ser difícil para a economia como um todo, o que implica em consumidores mais exigentes, entradas de novas empresas, concorrência mais acirrada, pressão por redução nas margens. Vai se sair bem o e-commerce que estiver melhor preparado.
Para auxiliá-lo nesta tarefa, apresentamos abaixo um check list com 51 tópicos para revisar e aperfeiçoar durante 2015, contribuindo para aumentar o tráfego, as conversões e a fidelidade da sua loja. As dicas foram estraídas do e-book “51 estratégias para aumentar a conversão do seu e-comerce”, da DotStore.
( ) 1. Tenha um logotipo objetivo.
( ) 2. Tenha um link interno direcionado a “Quem Somos”.
( ) 3. Indique o endereço da loja física.
( ) 4. Destaque o número de telefone para contato no topo do site.
( ) 5. Tenha um FAQ (perguntas mais frequentes) atualizado.
( ) 6. Tenha políticas de privacidade.
( ) 7. Determine condições para trocas e devoluções
( ) 8. Inclua informações sobre a entrega.
( ) 9. Use um botão “Comprar” chamativo, bem posicionado e em cores contrastantes
( ) 10. Direcione o olhar dos seus clientes aos principais elementos da sua loja, aproveitando as áreas nobres.
( ) 11. Use banners grandes.
( ) 12. Utilize ícones.
( ) 13. Na listagem de produtos aumente o número de colunas para 4 ou 5.
( ) 14. Aposte em um topo que não ultrapasse os 25% da área da loja.
( ) 15. Utilize imagens de boa resolução e mostre seus produtos em diversos ângulos.
( ) 16. Aposte na busca orgânica (SEO).
( ) 17. Invista em links patrocinados para consumidores específicos.
( ) 18. Inclua sua loja em comparadores de preço.
( ) 19. Divulgue promoções no Facebook.
( ) 20. Inclua a opção de descadastramento em todos os seus e-mails.
( ) 21. Aposte em vídeos de produtos.
( ) 22. Ofereça descontos ou vantagens para motivar o cadastro de clientes em sua base de e-mails.
( ) 23. Disponibilize opções para contato como e-mails e telefones.
( ) 24. Abra canais de atendimento em mídias sociais.
( ) 25. Trate o cliente pelo nome.
( ) 26. Seja receptivo com seus clientes no chat online
( ) 27. Destaque o campo de busca na home page.
( ) 28. Destaque os principais produtos
( ) 29. Ofereça várias formas de pagamento.
( ) 30. Aplique Zoom às fotos
( ) 31. Apresente um checkout simplificado.
( ) 32. Faça descrições claras e objetivas dos produtos.
( ) 33. Tenha um cadastro simples.
( ) 34. Apresente o cálculo de frete no carrinho.
( ) 35. Deixe claro o funcionamento da logística reversa (devolução e troca).
( ) 36. Ofereça opções de frete.
( ) 37. Ofereça a possibilidade de rastreamento.
( ) 38. Apresente depoimento de produtos em sua loja virtual.
( ) 39. Crie campanhas sociais importantes.(
) 40. Ofereça produtos de qualidade, destaque as marcas fornecedoras.
( ) 41. Apresente certificados de segurança.
( ) 42. Na página de carrinho de finalização da compra, mostre que sua loja é segura.
( ) 43. Destaque selos e informações que certifiquem a segurança dos dados do cliente.
( ) 44. Faça promoções para despertar o desenho de compra do consumidor.
( ) 45. Aproveite as condições do mercado e ofereça frete grátis
( ) 46. Apresente sua categoria de produtos de forma a facilitar a escolha do cliente
( ) 47. Faça pesquisa de satisfação.
( ) 48. Incentive a volta do consumidor com políticas de privacidade.
( ) 49. Utilize embalagens que caracterizem sua empresa e agradem o cliente.
( ) 50. Aposte no remarketing para garantir o retorno do cliente.
( ) 51. Mantenha o foco no seu consumidor.