Notícias

28 de janeiro de 2015

51 tópicos para aumentar as vendas do seu e-commerce para 2015


As previsões de 2015 para o e-commerce são bastante otimistas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o setor movimentará R$ 49,8 bilhões, crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Porém, é bom não se iludir com os números gerais. Não é porque o e-commerce como um todo está crescendo que a sua loja vai crescer por tabela.

O ano promete ser difícil para a economia como um todo, o que implica em consumidores mais exigentes, entradas de novas empresas, concorrência mais acirrada, pressão por redução nas margens. Vai se sair bem o e-commerce que estiver melhor preparado.

Para auxiliá-lo nesta tarefa, apresentamos abaixo um check list com 51 tópicos para revisar e aperfeiçoar durante 2015, contribuindo para aumentar o tráfego, as conversões e a fidelidade da sua loja. As dicas foram estraídas do e-book “51 estratégias para aumentar a conversão do seu e-comerce”, da DotStore.

( ) 1. Tenha um logotipo objetivo.

( ) 2. Tenha um link interno direcionado a “Quem Somos”.

( ) 3. Indique o endereço da loja física.

( ) 4. Destaque o número de telefone para contato no topo do site.

( ) 5. Tenha um FAQ (perguntas mais frequentes) atualizado.

( ) 6. Tenha políticas de privacidade.

( ) 7. Determine condições para trocas e devoluções

( ) 8. Inclua informações sobre a entrega.

( ) 9. Use um botão “Comprar” chamativo, bem posicionado e em cores contrastantes

( ) 10. Direcione o olhar dos seus clientes aos principais elementos da sua loja, aproveitando as áreas nobres.

( ) 11. Use banners grandes.

( ) 12. Utilize ícones.

( ) 13. Na listagem de produtos aumente o número de colunas para 4 ou 5.

( ) 14. Aposte em um topo que não ultrapasse os 25% da área da loja.

( ) 15. Utilize imagens de boa resolução e mostre seus produtos em diversos ângulos.

( ) 16. Aposte na busca orgânica (SEO).

( ) 17. Invista em links patrocinados para consumidores específicos.

( ) 18. Inclua sua loja em comparadores de preço.

( ) 19. Divulgue promoções no Facebook.

( ) 20. Inclua a opção de descadastramento em todos os seus e-mails.

( ) 21. Aposte em vídeos de produtos.

( ) 22. Ofereça descontos ou vantagens para motivar o cadastro de clientes em sua base de e-mails.

( ) 23. Disponibilize opções para contato como e-mails e telefones.

( ) 24. Abra canais de atendimento em mídias sociais.

( ) 25. Trate o cliente pelo nome.

( ) 26. Seja receptivo com seus clientes no chat online

( ) 27. Destaque o campo de busca na home page.

( ) 28. Destaque os principais produtos

( ) 29. Ofereça várias formas de pagamento.

( ) 30. Aplique Zoom às fotos

( ) 31. Apresente um checkout simplificado.

( ) 32. Faça descrições claras e objetivas dos produtos.

( ) 33. Tenha um cadastro simples.

( ) 34. Apresente o cálculo de frete no carrinho.

( ) 35. Deixe claro o funcionamento da logística reversa (devolução e troca).

( ) 36. Ofereça opções de frete.

( ) 37. Ofereça a possibilidade de rastreamento.

( ) 38. Apresente depoimento de produtos em sua loja virtual.

( ) 39. Crie campanhas sociais importantes.(

 ) 40. Ofereça produtos de qualidade, destaque as marcas fornecedoras.

( ) 41. Apresente certificados de segurança.

( ) 42. Na página de carrinho de finalização da compra, mostre que sua loja é segura.

( ) 43. Destaque selos e informações que certifiquem a segurança dos dados do cliente.

( ) 44. Faça promoções para despertar o desenho de compra do consumidor.

( ) 45. Aproveite as condições do mercado e ofereça frete grátis

( ) 46. Apresente sua categoria de produtos de forma a facilitar a escolha do cliente

( ) 47. Faça pesquisa de satisfação.

( ) 48. Incentive a volta do consumidor com políticas de privacidade.

( ) 49. Utilize embalagens que caracterizem sua empresa e agradem o cliente.

( ) 50. Aposte no remarketing para garantir o retorno do cliente.

( ) 51. Mantenha o foco no seu consumidor.