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22 de janeiro de 2013

Como conquistar o comprador no e-commerce


Hoje, no Brasil, de cada 100 pessoas que entram numa loja virtual e se interessam por algum produto, apenas 2 ou 3 em média acabam finalizando a compra. Isso acontece por vários motivos: o interessado está apenas fazendo uma pesquisa de preços; ou não gostou das formas de pagamento oferecidas; ou não sentiu segurança para finalizar a operação, entre tantas outras razões. Para o lojista é válido e importante descobrir o que, de fato, levou aquela pessoa a desistir de comprar, bem como ter acesso a outras informações que revelam seus interesses e comportamentos.(Artigo Exclusivo para o portal E-Commerce Brasil)E existem várias ferramentas que podem auxiliá-lo nesse sentido, como as de Heatmap (mapa de calor, que mostram, por meio de cores, as áreas de uma página da internet que foram mais clicadas pelos internautas) e Eye Tracking (rastreadores oculares – dispositivos que detectam o movimento dos olhos e identificam as áreas mais vistas de uma página da web), que ajudam a identificar todos os cliques feitos pelo usuário em imagens, em textos e até em áreas vazias. Com esses recursos pode-se analisar e detectar problemas como os de usabilidade da loja virtual, o que é um ponto de partida para ajustes e melhorias na navegação.