Notícias

6 de fevereiro de 2019

Conhecer siglas pode evitar dor de cabeça na produção do seu site


No nosso trabalho de marketing digital é muito comum encontrar clientes com problemas em atualizar ou finalizar seus sites por conta do desconhecimento do que as siglas PHP e ASP representam. No dia a dia não influenciam em nada o desempenho ou o número de visitas, portanto podem permanecer totalmente despercebidas sem que isso faça a menor diferença. Mas passam a ser importantes quando for necessário fazer alterações no site e a empresa não poder mais contar com a agência ou desenvolvedor original. Para evitar contratempos e dores de cabeça que podem atrasar e aumentar os custos dos projetos, este post tem por objetivo explicar de forma simples o que são, quais as diferenças entre as siglas e o que recomendamos para evitar problemas presentes e futuros com seu site.

PHP (Personal Home Page) ou Hypertext Processor: É uma linguagem de programação simples, rápida e eficiente para produção de sites e páginas web. Por ser um software livre, de código aberto (não é necessário comprar uma licença de uso) e ter grande compatibilidade com outras linguagens de programação complementares, é utilizada por um grande número de programadores e desenvolvedores.
Devido a estas características, é um dos padrões mais utilizados para o desenvolvimento de soluções web tanto no Brasil quanto no mundo. As principais vantagens de ter um site desenvolvido em PHP é a facilidade em encontrar profissionais que lidam com essa programação, baixo custo de manutenção e facilidade de atualização.
ASP ou ASP.NET (Actived Server Pages): Embora não seja uma linguagem de programação propriamente dita funciona como tal, sendo utilizada para estruturação de páginas e conteúdo na web. O ASP surgiu inicialmente para atender aos servidores Microsoft Windows, portanto é um código privado que depende de licença de uso, tornando o seu custo mais elevado. Programadores especializados em ASP também precisam ter certificação técnica para trabalhar com o código, restringindo o número de profissionais no mercado. As vantagens de um site em ASP é a total compatibilidade com o sistema operacional Windows e ampla disponibilidade de recursos para criação de elementos visuais e formulários.
Desenvolver um site em PHP ou ASP leva praticamente aos mesmos resultados. O que deve ser levado em conta são os critérios complementares. Se escolher desenvolver um site em PHP encontrará mais facilmente profissionais que possam fazer a manutenção e atualização. Se optar pelo ASP terá o suporte de profissionais certificados pela Microsoft, mas terá mais dificuldade de encontrá-los e o custo de manutenção certamente será maior.
Um motivo frequente de confusão e que precisa ser esclarecido é de que programadores especializados em PHP não lidam com ASP, e vice-versa, pois são códigos bastante diferentes entre si. Achar que um pode fazer o trabalho de outro é o mesmo que chamar um cozinheiro francês, que dedicou a carreira a se especializar na culinária francesa, para preparar sushi em um restaurante japonês. Tudo é comida, mas os ingredientes, a forma de preparo e o conhecimento são totalmente diferentes.