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17 de abril de 2014

Microtendências da internet e do marketing digital


É fácil acompanhar as principais tendências da internet no Brasil. Órgãos públicos, associações do comércio e indústria, agências de publicidade e companhias de tecnologia realizam constantes pesquisas sobre a web e divulgam seus principais resultados na imprensa. É assim que ficamos sabendo que o Brasil já possui 68 milhões de internautas, que o comércio eletrônico teve vendas de R$ 1,6 bilhão no Natal e que as redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter já são usadas por 45,5 milhões de pessoas.

São informações valiosas para você desenhar o cenário de mercado e planejar seus investimentos em marketing digital, sem dúvida. Mas se o objetivo é criar diferenciais para estar à frente dos concorrentes, fique atento também às microtendências, atividades de pequenos grupos com potencial de provocar grandes transformações na forma como usaremos a web nos próximos anos.

 Microtendência é um fenômeno restrito a menos de 1% da população, mas que é capaz de influenciar fortemente toda a estrutura de um país (ou mesmo do mundo) e ganhou popularidade com o livro “Microtrends: The Small Forces Behind Tomorrow´s Big Changes” (Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã). Para comprovar sua tese, o autor Mark Penn, profissional da área de pesquisa de mercado nos EUA, levantou 75 microtendências ocorridas em seu país, sendo uma das principais o papel preponderante de uma minoria religiosa na reeleição do presidente George Bush em 2004.

Já é possível detectar microtendências na internet no Brasil, ou seja, o comportamento de minorias com potencial de mudar os hábitos da maioria. Abaixo, listei cinco que deverão influenciar o uso da web em 2010, tanto em relação aos consumidores quanto às empresas.

Microtendência 1 – A internet substitui os telefones fixos

A expansão e popularização da banda larga vai permitir a adoção cada vez maior de plataformas de comunicação totalmente baseadas na internet, como o Skype. Simples e prático, basta baixar o programa no computador e preencher as configurações básicas e você já pode conversar à vontade, de graça, com outra pessoa que também tenha uma conta no serviço. Pagando um plano de minutos como o de um celular é possível fazer ligações para telefones fixos em qualquer lugar do Brasil pagando valores muito menores que o das operadoras de telefonia.

Microtendência 2 – Virtualização das reuniões

Outra conseqüência da popularização de plataformas como o Skype é a virtualização das reuniões.  Isso porque é possível não apenas conversar, mas visualizar o interlocutor (desde que os computadores utilizados estejam equipados com webcams, recurso também cada vez mais comum) e compartilhar a tela do próprio computador. Assim é possível, por exemplo, apresentar um relatório para um cliente em detalhes e tirar todas as dúvidas sem ter de se deslocar de seu escritório. É uma solução perfeita para agilizar reuniões e evitar deslocamentos desnecessários e cada vez mais difíceis nos grandes centros urbanos por causa do trânsito e dos congestionamentos.

Microtendência 3 – Fim da supremacia do “clique”

Uma das principais formas de mensurar os resultados das campanhas de publicidade online sempre foi o custo por clique (CPC), o valor pago pelo anunciante sempre que um internauta clica em seu anúncio. Porém, estudo recente realizado pela ComScore, especializada em métricas de internet, revelou que um banner ou anúncio, mesmo não clicado, influencia diretamente nas vendas por meio da exposição da marca. A pesquisa mostrou que os banners aumentaram as vendas dos varejistas norte-americanos em 22%, mesmo com baixas taxas de cliques.

Estes dados avalizam a opinião de um pequeno grupo de profissionais de publicidade e propaganda, que há tempos defendem novas formas de avaliar os resultados do marketing digital.

  Microtendência 4 – Pontas de estoque e clubes de compra online

Sem alarde, lojas virtuais que funcionam como pontas de estoque ou clubes de compra, como Privalia, Brands Club e Superexclusivo, estão se tornando uma febre entre as mulheres justamente por reunir tudo que elas gostam: produtos de marcas famosas por preços incrivelmente baixos, vendidos em um lugar que só as iniciadas no mundo das compras conhecem. É possível encontrar, por exemplo, biquínis da badalada grife Lygia & Nanny (que em shopping centers não saem por menos de R$ 300,00) por apenas R$ 39,90. Mas para aproveitar é necessário ser apresentada por uma amiga já cadastrada no site.

Microtendência 5 – Compra direta nos EUA

Se a onda é aproveitar os descontos na internet, por que não ficar de olho nas mega-liquidações das lojas norte-americanas e aproveitar a baixa do dólar? Este é o filão dos sites de compra direta nos EUA, outra microtendência dentro do comércio eletrônico. Sites como Skybox e Aeropost (que passou a operar recentemente no Brasil) não são lojas virtuais, mas facilitadores de entrega. Ao se cadastrar, você passa a ter uma caixa postal nos EUA (vinculada diretamente ao escritório da empresa), onde pode endereçar as suas compras. Ao chegar, sua encomenda é despachada diretamente para o Brasil, com todos os impostos inclusos. A vantagem desse serviço em relação à remessa direta é o custo do frete, que alguns casos pode ficar em menos de 50% do valor normal

24/07/2014

Novo formato aumenta em 3 vezes visibilidade de anúncio no Facebook

 Facebook anunciou para o Brasil a chegada das mudanças nos formatos de anúncios na rede social (Facebook Ads). A principal novidade é em relação aos anúncios de canto de página (right hand column) que aumentaram de tamanho, tornando-os portanto mais visíveis e possibilitando melhor uso de imagens, vídeos, textos, ofertas e eventos para promover sua marca. Segundo o próprio Facebook, testes indicam que os anúncios no novo formato tiveram 3 vezes mais visualizações que o modelo anterior.

A novidade compensa as limitações impostas aos posts de empresas (ver o artigo Como as mudanças no Facebook afetam meus anúncios na rede social?) e faz parte do aperfeiçoamento das ofertas de publicidade que a rede social oferece para que as marcas promovam seus produtos e serviços e interajam com um público que hoje já ultrapassa 60 milhões de pessoas no Brasil (terceira maior audiência, perdendo apenas para EUA e Índia).

Além dos anúncios de canto de página, existem outros modelos que variam de acordo com o tamanho, conteúdo e local de inserção, e que podem ser aplicados de acordo com determinados objetivos:

Newsfeed desktop e mobile (posts patrocinados): Seus posts aparecem nos perfis dos seguidores da sua fan page, pessoas que não seguem sua fan page mas estão dentro da segmentação dos seus anúncios e amigos das pessoas que seguem sua fan page. Podem agregar textos, fotos, vídeos e link direto para o site da empresa.

Right hand column (canto da direita): O anúncio aparece na coluna fixa do perfil do usuário.

Offer Ad (oferta): anúncio em que é possível destacar ofertas e promoções, incluindo um botão/link.

Event Ad (evento): anúncio em que é possível promover evento e captar convidados.

Facebook_OfferAds

Além do feed de notícias, também há opções de inserir anúncios em situações e locais diferenciados:

Homepage (página inicial): o anúncio aparece como primeiro post no feed do usuário.Logout page (página de saída): o anúncio aparece ao final do seu logout no Facebook.Desktops: os anúncios só aparecem para usuários que estejam utilizando computadores com telas grandesMobile: os anúncios aparecem para usuários que estejam utizando celulares e smartphones.Para conhecer mais detalhes sobre os tipos de formatos e inserções, baixe o guia Facebook Ad Products Guide 2014.Facebook_Ads-HomePage

A escolha dos formatos e espaços de exibição depende dos objetivos e estratégias estabelecidos para a campanha. Não tem objetivos nem estratégia? Entre em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito de marketing digital para sua empresa.