Notícias Fecomercio

2 de julho de 2018

Com greve dos caminhoneiros, intenção de consumo das famílias paulistanas cai 2,3% em junho


Índice medido pela FecomercioSP registrou a terceira queda consecutiva; expectativa é que o consumidor compre menos nos próximos meses

A greve dos caminhoneiros impactou negativamente na intenção de consumo das famílias na cidade de São Paulo em junho. Como reflexo, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 2,3% com relação ao mês anterior e atingiu 89,7 pontos. O índice varia de zero a 200 pontos e o atual patamar, abaixo de 100 pontos, significa insatisfação do ponto de vista dos consumidores.

Desde março, quando o índice atingiu os 95,1 pontos – maior patamar desde abril de 2015 –, já houve três recuos, totalizando retração de 5,6%, segundo apuração feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Dos sete itens analisados pela pesquisa, seis recuaram na comparação mensal. O destaque negativo ficou por conta de Perspectiva de consumo, que caiu 5,9%, passando de 98,5 pontos em maio para 92,7 pontos em junho. Isso significa que 30,4% das famílias paulistanas consideram ampliar os gastos nos próximos meses. Apesar da retração mensal, o índice está 25,3% acima do registrado em junho do ano passado.

O item Renda atual foi o único que registrou resultado positivo, com leve alta de 0,2%, atingindo exatos 100 pontos em junho, ante os 99,8 pontos do mês anterior. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias