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18 de setembro de 2018

Comércio deve se aproximar do cliente e personalizar ofertas


Conhecer o comportamento e as preferências do consumidor pode ajudar a alavancar as vendas

A competitividade é um dos grandes desafios do empresário do comércio. Quando a economia está em um período menos favorável, conquistar clientes exige ainda mais percepção e planejamento de mercado.

Nessa situação, o empreendedor deve seguir algumas estratégias básicas, como ofertar produtos que atendam a diferentes faixas de renda, facilitar o pagamento parcelado e adotar uma política de fidelização, além de a loja dispor de condições adequadas que favoreçam as vendas.

Contudo, nem sempre o básico é o bastante. Ofertas e oportunidades são muitas, e o consumidor acaba sendo atraído por propostas mais interessantes. Com isso, o lojista enfrenta o desafio de conhecer cada vez mais o cliente, de modo que possa ofertar bens e serviços de forma mais atrativa, com a finalidade de melhorar o faturamento do negócio.

Desse modo, a estratégia para alavancar as vendas passa por conhecer o comportamento e as preferências do consumidor, além de preparar os vendedores para realizar os atendimentos de maneira adequada. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sugere algumas medidas que podem auxiliar os negócios, como conhecer melhor o público, marketing one to go, entre outros. Confira a matéria completa aqui.

 

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