Notícias Fecomercio

5 de novembro de 2018

Da contratação à motivação: como engajar os funcionários


Líder precisa conhecer colaboradores e saber como fazer cobrança com equilíbrio

 

Uma equipe preparada e motivada é essencial para o setor varejista. Sem ela, cativar o cliente e, consequentemente, realizar boas vendas se tornam tarefas muito mais difíceis. Mas como montar um time que atenda às necessidades e aos desafios do comércio?

O primeiro passo para formar uma equipe afinada, explica a assessoria econômica da FecomercioSP, é acertar na contratação. Para isso, o primeiro passo é definir quais são os requisitos essenciais para a vaga a ser preenchida. Testes, avaliação de currículo e análise da postura do candidato também são bons indicadores se a pessoa é apta ao cargo.

Antes de cobrar o funcionário, é necessário deixar claro o que é esperado dele. Portanto, elucidar quais são as metas da empresa ajuda a nortear a atuação de cada colaborador.

Não basta, porém, apenas informar os empregados sobre as expectativas da empresa. Também é preciso conhecer as particularidades de cada um, além de seus pontos fortes e fracos, e entender como cada indivíduo se comporta nas diferentes situações enfrentadas diariamente no ambiente de trabalho.

Cobrança com equilíbrio

O líder precisa ter equilíbrio na hora de cobrar resultados, ressalta a assessoria econômica da FecomercioSP. Sem estar atento à equipe, o supervisor pode errar na maneira de se colocar e causar danos irreparáveis ao relacionamento profissional.

Uma boa forma de motivar a equipe nesse sentido é deixar claro que os objetivos são da empresa, não pessoais – isso pode gerar mais engajamento, já que proporciona uma sensação de pertencimento ao grupo.

Por fim, oferecer boas condições de trabalho, como um salário adequado e benefícios, é sempre uma excelente maneira de motivar os funcionários. Mais do que gastos, são maneiras de investir na empresa, a fim de se criar um ambiente de trabalho que proporcione oportunidades de crescimento para todos. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias