Notícias Fecomercio

5 de outubro de 2018

Faturamento do setor de serviços paulistano atinge marca histórica para mês de julho


Tendência para o comportamento do setor até o final do ano se mantém otimista, mas o risco de uma inflação maior pode diminuir o poder de compra dos consumidores

O faturamento real do setor de serviços da cidade de São Paulo atingiu R$ 27,7 bilhões em julho, crescimento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a maior cifra já registrada para um mês de julho desde o início da série histórica, em 2010, da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS), medida mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No acumulado do ano, as vendas avançaram 14,9%.

A tendência para o comportamento do setor até o final do ano se mantém otimista, mas o atual período de indecisão do quadro eleitoral reflete no mercado de câmbio e na Bolsa de Valores, o que pode afetar as receitas do setor de serviços até o final do ano. Outro ponto a ser analisado é o crescente aumento do dólar frente ao real, que encarece os preços de determinados produtos e aumenta o risco de uma inflação maior. Tal situação pode diminuir o poder de compra dos consumidores.

Para se precaver, o empresário deve evitar o endividamento e gerenciar o capital de giro da empresa. A elaboração do planejamento estratégico, considerando tal cenário, é fundamental para que as pequenas e médias empresas possam otimizar custos.

Em julho, o resultado positivo foi influenciado pelas atividades de mercadologia e comunicação, que tiveram aumento de 109,3% no mês em relação a julho de 2017. Em seguida, estão as atividades jurídicas, econômicas, técnico-administrativas (29,1%); educação (22,8%); técnico-científicas (11,2%); turismo, hospedagem, eventos e assemelhados (9,2%); agenciamento, corretagem e intermediação (8,7%); serviços bancários, financeiros e securitários (5,9%); Simples Nacional (1,3%); e outros serviços (0,3%). Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias