Notícias Fecomercio

3 de maio de 2018

Índice de Intenção de Consumo das Famílias tem retração de 2,3% após sequência de nove altas


De acordo com a FecomercioSP, perspectiva de consumo foi o único item que apresentou crescimento no comparativo mensal

Após uma sequência de nove altas consecutivas, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do município de São Paulo registrou retração de 2,3%, passando de 95,1 pontos em março para 92,9 pontos em abril. No entanto, no contraponto anual, houve crescimento de 18,6%, quando, nesse período de 2017, o indicador atingiu os 78,3 pontos.
O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Dos sete itens analisados pela pesquisa, seis recuaram na comparação mensal. O destaque negativo ficou por conta do item Momento para duráveis, que passou de 76,6 para 68,1 pontos em abril, queda de 11,1%. Nos últimos anos, também houve esse movimento de retração acentuada especificamente no mês de abril – em 2015, a variação foi de -11,5%, e no quarto mês de 2016, foi de -9,4%.

O item Perspectiva de consumo foi o único a apresentar crescimento no comparativo mensal (0,9%), ao passar de 95,6 pontos em março para 96,5 pontos em abril. Em relação ao mesmo mês de 2017, a alta foi de 27,7%. Em termos relativos, em um ano, houve aumento de dez pontos porcentuais (de 23% para 33%) entre os que disseram que devem aumentar os gastos nos próximos meses.

Na segmentação por renda, as famílias com renda superior a dez salários mínimos reduziram sua intenção de consumo em 3,7%, mas se mantiveram acima dos 100 pontos, com 103,5 pontos. Para o grupo com renda inferior a dez salários mínimos, o índice caiu 1,8%, passando de 90,8 para 89,2 pontos. A queda em ambas as faixas foi impulsionada pelo item Momento para duráveis. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias