Notícias locais

10 de julho de 2018

Logística Reversa: faça a adesão ao sistema


Toda empresa varejista que comercialize pilhas e baterias deve aderir ao sistema de Logística Reversa, evitando multas

Alguns produtos vencidos ou usados, chamados de pós-consumo, apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente se descartados inadequadamente. Por isso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Resolução 045/2015 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), os consumidores não podem descartá-los no lixo doméstico, mas, sim, nos pontos de coleta disponibilizados pelas empresas.

A partir daí, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem reciclar o que for possível e proceder à destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Esse processo é chamado de Logística Reversa. E todos os elos da cadeia produtiva possuem responsabilidade compartilhada e encadeada.

Para que o estabelecimento comercial possa participar dos termos de compromisso para sistemas de Logística Reversa no Estado de São Paulo é preciso aderir ao sistema. Com isso, a empresa fica dentro da lei, evitando penalidades como a venda de produtos ou até mesmo as atividades suspensas, além de multas que variam de R$ 500,00 a R$ 50 milhões.

Clique aqui e faça a adesão ao Sistema de Logística Reversa e evite problemas com a fiscalização.

 

Voltar para Notícias