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6 de fevereiro de 2020

Presidente do SincoElétrico participa do lançamento do Exporta SP


O lançamento do programa aconteceu no dia 30 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual

 

O Governador João Doria lançou na quinta-feira (30) o Exporta SP – Programa Paulista de Capacitação para Exportações, que vai preparar empresas de micro, pequeno e médio portes para acessar o mercado internacional.

A meta do projeto é qualificar 150 empresas este ano e chegar a 1.200 até 2023, fazendo com que um número maior de companhias passe a exportar os produtos de origem paulista. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a InvestSP.

“Os resultados que obtivemos ao longo de 2019 validam todo o esforço que estamos fazendo agora em 2020. No ano passado, ainda havia expectativas sobre o desempenho da economia de São Paulo. E, ao término de 2019, da expectativa passamos à certeza. Os dados do Ipea demonstram que a economia de São Paulo cresceu mais de duas vezes e meia que a do país”, comentou o Governador João Doria.

O Exporta SP será o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado, incluindo pela primeira vez startups e o setor de serviços em seu escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados.

São Paulo tem hoje 10 mil empresas que já mantêm algum tipo de relação comercial com outros países, sendo que 98% são micro, pequenas e médias empresas. Sendo que 18% delas encerram as atividades após o primeiro ano. O Programa irá capacitar essas empresas para exportar, aumentando a competitividade, visando reduzir a taxa de mortalidade.

Funcionamento

O novo programa prevê a descentralização dos serviços de exportação do Estado, ainda muito concentrado na capital. A capacitação terá duração de 5 meses por turma e abordará temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de produtos e serviços. Conteúdos sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas serão ministrados por especialistas da Fundação Instituto de Administração.

Para participar, as empresas precisarão se cadastrar no site da InvestSP e passar por processo seletivo que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Depois, a empresa receberá a visita de um consultor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.

Ao longo do projeto, o empreendedor terá aulas presenciais e acesso à plataforma online de conteúdo chamado AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops regionais, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.

Após o treinamento, as empresas continuarão sendo monitoradas pela InvestSP. A fase de acompanhamento terá duração de dois anos. Nesse período, serão feitos diagnósticos semestrais para verificar se o plano de ação elaborado durante a capacitação está sendo implementado corretamente. Outra vantagem para as empresas é manter o acesso aos parceiros da InvestSP, que facilitam o contato dos empresários com compradores de outros países.

O presidente do SincoElétrico, Marco Aurélio Sprovieri Rodrigues, esteve presente no lançamento do projeto.

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