Notícias

24 de fevereiro de 2013

O Petróleo é Nosso?


David Rockfeller afirmou que o melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada, e o segundo é uma empresa de petróleo mal administrada.

Fico na dúvida se a Petrobras é a primeira ou segunda. Para os companheiros que se apoderaram da empresa é o melhor negócio do mundo, para a empresa, talvez a terceira colocação seja mais apropriada.

A Petrobras é uma empresa estatal, pertence ao Estado brasileiro e não ao governo. Governo é transitório e não tem o direito de se imiscuir na administração de uma empresa que não lhe pertence. Não deve e não pode usá-la para fins políticos, levando ao dispêndio de recursos preciosos para a consecução de seus objetivos empresarial, em propagandas que fogem a seu escopo, empregar a cupinchada, fazer bajulações a ditadores latinos americanos, em parcerias com estatais como a venezuelana PDVSA, que até hoje não pagou sua parte e provavelmente não pagará. Muito menos arbitrar os preços de seus produtos.

Ao maquiar os números da economia, o governo engana o povo; ao congelar os preços da Petrobras o governo traz prejuízos ao Estado e aos acionistas. São cerca de cinco milhões de investidores. Se através dos preços da gasolina o governo deseja conter a inflação produzida pelos seus gastos improdutivos e de pouca valia econômica, ele deveria através do tesouro ressarcir a empresa da diferença de preço. Não se pode esquecer que cerca de treze por cento da gasolina consumida no país é importada a preços internacionais. Apesar dos espetáculos circenses produzidos por Lula, a Petrobras nos últimos seis anos piorou muito, tornando-se a pior empresa de petróleo do mundo.

A produção cresceu muito pouco: de 1,8 milhões de barris para dois milhões, os custos mais do que dobraram e a divida da companhia foi de 19 bilhões para quase 150 bilhões de reais; o lucro caiu de 26 para 21 bilhões de reais.

Durante uma das últimas campanhas eleitorais, veio à baila o tema da privatização da Petrobras, atribuindo-se ao candidato da oposição a intenção de privatizá-la. O candidato negou, colocou o capacete da Petrobras no comício e levou na cabeça. O que ele não falou é que de fato ela já foi privatizada; pois serve a interesses privados do PT e do governo.

FHC afirmou corretamente que o problema do Brasil é a cupininzação do Estado. O PT é como um bando de capivaras no milharal, é a síntese da destruição! Destroem o Estado, suas instituições e achincalham a política, e apresentam o