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30 de maio de 2022

Agenda Institucional destaca a relevância do Sesc e Senac para o Brasil


Como parte da programação de debates em torno da construção da Agenda Institucional do Sistema Comércio, presidentes das Federações do Comércio do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal reafirmaram a atuação das duas instit

Os braços sociais do Sistema Comércio, o Sesc e o Senac, também fizeram parte dos debates em torno da construção colaborativa da Agenda Institucional do Sistema Comércio.

O valor social destas instituições para a educação profissional, saúde, cultura, turismo, esporte e lazer da população brasileira foi abordado em um talk show promovido nesta terça-feira (17), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi um evento histórico, com mais de mil participantes on-line.

Sob a mediação dos assessores de relações institucionais dos departamentos nacionais do Sesc e do Senac, Ana Márcia Quitério Varella e Antonio Henrique Borges de Paula, este encontro teve a participação do vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua, do presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, do presidente do Sistema Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, e do presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio Queiroz Júnior, participou do talk show virtualmente.

A chefe da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC, Nara de Deus Vieira, deu início ao debate, destacando que o Sistema CNC-Sesc-Senac é responsável por um dos maiores conjuntos de ações que visam colaborar para o desenvolvimento econômico e social do País. “Somente conhecendo melhor a ação social e educacional do Sesc e do Senac podemos reafirmar o papel dessas entidades para o futuro do Brasil”, disse.

Governança

Estabelecidos por meio do artigo 240 da Constituição Federal e regulamentados pelos Decretos Lei nº 9.853/46 e 8.621/46, o Sesc e o Senac são instituições que completam 76 anos em 2022, mas seguem à frente de seu tempo, sendo modelos de governança para o Brasil, prontos a atender a população e prestar apoio ao poder público, na missão de levar mais qualidade de vida às famílias.

No entanto, o Sesc e o Senac são alvos de incompreensões, pelo desconhecimento da atuação destas entidades. “Nós temos um papel de repercussão na sociedade, na economia e no bem-estar da população brasileira”, frisou o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota.

Ao explicar detalhadamente as fontes de recursos que mantêm os braços sociais do Sistema Comércio, Frota ressaltou que a gestão financeira também é fiscalizada por instituições de controle externo, como o Tribunal de Contas da União (TCU). “Nós fazemos questão de haver transparência e retidão, para que consigamos dar os melhores resultados ao mercado de trabalho, ao trabalhador, aos sindicatos e ao poder público”, disse ele.

Neste sentido, Ivo Dall’Acqua disse que, apesar das visões distorcidas de alguns agentes políticos, a opinião pública enxerga o Sesc e o Senac não apenas pela qualidade dos serviços e pela excelência dos colaboradores, mas principalmente, pelas ações sociais e pela solidariedade. “O Sesc e o Senac são entidades privadas, mas elas dão um caráter de gestão pública e social, porque o patrimônio que construímos pertence às empresas associadas e ao trabalhador brasileiro que gera riqueza, desenvolvimento e distribuição de renda”, analisou.

Marca registrada

O vice-presidente da Fecomércio-SP frisou ainda o caráter humano, que é marca registrada do trabalho do Sesc e do Senac. “Tenho visto pessoas se descobrindo profissionalmente a partir das ações do Senac, por exemplo”, afirmou Dall’Acqua. Já o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio, destacou o caráter cidadão destas entidades, que desenvolvem projetos e atividades que atendem a todas as idades e classes sociais, formando cidadãos, trabalhadores e consumidores.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, destacou o papel do Sesc e do Senac na educação, por meio de suas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e, no Senac, por meio dos cursos de formação profissional presenciais e on-line. Como exemplo, ele citou o hotel-escola do Senac, referência para o Brasil, que forma profissionais de alto nível no setor de serviços. “Os nossos alunos são rapidamente absorvidos pelo mercado local, pelo mercado nacional e até de outros países”, afirmou.

Já o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, frisou a faculdade do Senac em Brasília, que oferece cursos de graduação e de pós-graduação, e o sistema EAD (educação à distância). “O Senac cumpre o seu papel de formar e qualificar pessoas para o mercado, em meio aos tempos de transformação social e digital. Hoje, há muitas vagas de emprego, mas pouca gente qualificada, sobretudo na área de tecnologia”, afirmou.

Bem-estar social

No campo do bem-estar social, o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio, salientou os projetos do Sesc voltados aos idosos, os quais incluem esporte e lazer, cultura e turismo. “Nós somos vanguarda, pois atendemos a este público, com excelência, há décadas. E seguimos inovando nesta área. Cada vez mais, propiciamos aos idosos que eles tenham não só longevidade, mas longevidade ativa e saudável”, destacou.

Os debatedores abordaram também as mudanças na Lei do Jovem Aprendiz, por meio da Medida Provisória nº 1.116/2021, e seus impactos ao Senac, as ações na área social e ambiental, e o trabalho desempenhado pelo programa Mesa Brasil, o maior banco de alimentos do mundo, que vem contribuindo com o combate à forme no País. “A população se apropriou do Mesa Brasil, que é bem mais que um paradigma, é uma inspiração”, disse Ivo Dall’Acqua.

Ao final do evento, a CNC sorteou kits entre os participantes virtuais. Os ganhadores foram Everson Costa, Jovanna Abreu, Rodrigo Santos, Letícia Nascimento e Elaine Cristina Santos.

Fotos: CNC

 

 

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