A rede de solidariedade do Sistema Comércio para ajudar a população gaúcha de 345 municípios, afetados pelas consequências das enchentes no Estado, foi tema prioritário da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta terça-feira, dia 7.
Durante a reunião com representantes das Federações, integrantes que compõem o corpo diretivo do Sistema Comércio, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, assinou um documento em apoio à Fecomércio-RS para destinar ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS). “Estendemos nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul pelo Sistema CNC-Sesc-Senac e todas as Federações do País. O Brasil é um só. Todos nós somos gaúchos”, ressaltou.
O presidente Tadros enfatizou o compromisso do Sistema Comércio com a melhoria das condições de vida do povo, com instrução e distribuição de alimentos. “É uma instituição que está voltada à solidariedade. A nossa política é sindical e humanística.”
Todos os representantes da Diretoria da CNC que participaram da reunião demonstraram preocupação, solidariedade e se disponibilizaram a ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes, por meio de doações de alimentos – com o Sesc Mesa Brasil –, atendimentos médicos, psicológicos, financeiros e de mobilidade.
O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, agradeceu o apoio nacional e falou sobre a situação do Estado gaúcho, destacando o trabalho realizado pelo Sesc-RS, com atendimento psicológico e médico às vítimas, além de oferecer espaços para abrigar as pessoas que estão desalojadas, em trabalho integrado entre Sesc e Senac. “O modelo de solidariedade ao Rio Grande do Sul é algo que não conhecíamos.”
Ao discurso de Bohn, o presidente Tadros complementou: “A nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul é permanente, e nossos laços com o povo gaúcho são inquebrantáveis”.
Projetos 2024
No encontro, um vídeo institucional apresentou os projetos realizados pela CNC em 2024, como o lançamento, no dia 18 de abril, do programa CNC Hunting, que busca startups para auxiliar em desafios que as empresas do setor terciário estão enfrentando no mercado brasileiro; o debate de medidas de estímulo à malha área brasileira, que aconteceu em Brasília; o workshop Direito do Trabalho e Sindical nas Negociações Coletivas, realizado no Rio de Janeiro pela Comissão de Negociação Coletiva do Comércio da CNC; a participação da Confederação na WTM Latin America, em São Paulo; a agenda do Comércio em Ação; e a pesquisa de imagem e reputação do Sistema Comércio, que terá início no mês de junho.
O presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edmilson Pereira de Assis, ressaltou o Encontro Nacional de Empresas de Asseio e Conservação (Eneac 2024) que promoveu debates profundos, troca de conhecimentos e estreitamento de laços dentro do setor de asseio e conservação no Brasil. Ele agradeceu a presença do presidente Tadros, que, na ocasião, recebeu o prêmio de Benemérito do Setor. “Quero anunciar que o próximo Eneac, que nós fazemos a cada dois anos, será no Rio Grande do Norte. Vamos tentar fazer ainda melhor”, destacou.
Imposto de renda
O suporte e as orientações aos contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 também foram tema da reunião. O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coêlho, compartilhou a ação da entidade, Declare Certo, que atendeu a sociedade no dia 25 de abril. “Além da orientação sobre o IR, tivemos a orientação para destinar parte do pagamento do imposto para doações, pois, além de se poder fazer para entidades sem fins lucrativos, aumentando a solidariedade nas entidades, elas ajudam o próximo.” Daniel celebrou ainda a ajuda do governo federal para a prorrogação do prazo de entrega da Declaração do IR para os atingidos pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando também para arrecadar fundos e ajudar a mitigar o sofrimento das pessoas afetadas.”
Comunicação integrada
O chefe do Gabinete da Presidência da CNC e gerente de Comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, agradeceu as movimentações e ações das Federações para apoiar as vítimas do RS e compartilhou com a Diretoria a prestação de contas da coordenação de Comunicação do Sistema. E ainda apresentou as ações integradas, iniciadas em setembro de 2023.
Ao todo, as ações do Sistema CNC-Sesc-Senac totalizaram mais de R$ 90 milhões em impacto somente no mês de março. Elienai destacou os 29 projetos integrados, compostos pelas áreas digital, eventos, imprensa e comunicação interna, enfatizando as iniciativas sistêmicas como o Conecta em Ação, da CNC e Federações, com capacitações e treinamentos para as Federações, com início do Módulo 3 em maio; e o Integra Comunicação, da CNC, Sesc, Senac (DN e Regionais), com integração e inovação, agendado para acontecer nos dias 13 e 14 de agosto deste ano.
Elienai Câmara afirmou que o objetivo central é trabalhar a comunicação de forma integrada, com resultado satisfatório para todo o Sistema Comércio.
Ainda no encontro, o diretor Jurídico e Sindical da CNC, Alain MacGregor, esclareceu a a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os repasses recebidos pelas entidades sindicais para administração dos braços sociais (Sesc e Senac, no caso do Sistema Comércio).
Fotos: CNC