SincoElétrico

Você sabia que o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é uma nova ferramenta que promete transformar a comunicação entre empresas e órgãos trabalhistas no Brasil? Esse sistema permite o recebimento de documentos utilizando tecnologias avançadas.

Por meio da plataforma, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) poderá enviar notificações, comunicados relativos a obrigações laborais, fiscalizações e até processos administrativos. Isso vai eliminar a necessidade de papéis ou deslocamentos presenciais.

O DET simplifica as obrigações das empresas ao integrar sistemas como o eSocial, o FGTS Digital e a Carteira de Trabalho Digital. Isto é, a plataforma proporcionará às empresas um sistema unificado, garantindo mais eficiência e transparência nas relações de trabalho.

É importante destacar que o sistema é obrigatório a todos os empregadores sujeitos à fiscalização trabalhista. Isso engloba todas as empresas, sem distinção de porte, desde grandes corporações até Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores domésticos. 

No entanto, para se adaptar às mudanças, as companhias precisam ajustar os seus sistemas internos, treinar as equipes e revisar os processos de gestão de informações trabalhistas e previdenciárias, assegurando as conformidades e aproveitando os benefícios do ecossistema digital.

Para ajudá-lo nessa tarefa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um material que aborda as transformações que o DET deve promover no ambiente de trabalho. Entenda como implementar a plataforma e as funções disponíveis, além de saber como garantir segurança jurídica para o seu negócio.

Acesse o Fecomercio Lab e confira.

Foto: Freepik