SincoElétrico

Com o objetivo de abordar a importância da capacitação e da qualificação profissionais para as mudanças digitais do mercado de trabalho, os conselhos de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) e de Economia Digital e Inovação (CEDI), ambos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizam, no dia 24 de março, o evento O Trabalho do Presente e do Futuro – Capacitação em Tecnologias Digitais, com foco nos pequenos e médios negócios. O encontro trará lições e exemplos práticos possíveis de serem implementados em diferentes setores.

O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido via Zoom a partir das 9h, com painéis presenciais para convidados na sede da FecomercioSP. Interessados podem fazer as inscrições pelo link


Uallace Moreira Lima, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); José Pastore, presidente do CERT; Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da Federação; Andriei Gutierrez, coordenador do CEDI; Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac; e Emilena Lorenzon, vice-diretora superintendente do Centro Paula Souza são alguns dos participantes.

Na ocasião, os especialistas convidados explicarão como os novos comportamentos e as tendências devem impactar a tomada de decisão e as empresas. Andriei Gutierrez e Felipe Prado, especialista em cibersegurança, falarão sobre a transformação digital e os desafios para a qualificação, em uma provocação inicial aos participantes. Em seguida, os painéis abordarão os seguintes temas: “Desafios e melhores práticas do setor privado: novas competência digitais no mundo profissional”; “O que tem sido feito pelo ensino profissionalizante?”; e “Políticas públicas voltadas para capacitação por meio da aquisição de competências digitais”. Além de Prado, os temas serão debatidos por Critiano Kruel, Chief Innovation Officer (CIO) da StarSe; Silvia Bassi, publisher da The Shift; Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); e Sérgio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom.

Foto: Freepik