O final de ano é um período em que há muitas reflexões sobre os objetivos e as metas, o que fizemos e resultados. O que aprendemos ao longo deste ano? Além disso, o pensamento sobre o próximo ano. Onde erramos? Onde acertamos? O que a empresa precisa ajustar para alcançar os resultados esperados? Quais são as oportunidades que poderão ser aproveitadas? Quais são os principais desafios? Você consegue responder de maneira fundamentada a estas questões?
É importante que continuamente você amplie os conhecimentos sobre tendências de mercados e práticas de gestão. Você pode facilmente consultar pesquisas, relatórios, matérias publicadas por diferentes organizações. O Sebrae oferece muitas contribuições.
Sobre tendências de mercado para 2025, um exemplo é o relatório da empresa Euromonitor. Alguns destaques:
– Qualidade, funcionalidade, conveniência e preço são os principais fatores que influenciam as decisões de compra em todas as tendências;
– Hábitos para aliviar a tensão financeira se tornaram incorporados ao consumo;
– Produtos apoiados pela ciência e soluções direcionadas continuam a ganhar força;
– Em uma realidade moldada pelo custo de vida, atributos verdes e expectativas de bem-estar, essas tendências estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo;
– Os clientes sentem que são inundados com notificações e cercados por infinitas opções; eles querem gastar menos tempo procurando o que precisam.
Estas tendências e outras específicas de cada setor você também pode buscar em Associações de Classe Empresarial, por exemplo, a Associação Comercial de São Paulo.
Se a sua empresa fornece produtos/serviços para outras empresas, você também deve conhecer essas tendências em relação aos consumidores, pois de alguma forma afetam a sua empresa, além de você poder vislumbrar oportunidades de mercado ao desenvolver soluções para outras empresas que atuam diretamente com os consumidores (e como proporcionar melhores experiências a estes).
Sobre ferramentas de gestão, é importante você avaliar quais têm sido adotadas na sua empresa, quais estão planejadas e as que ainda não são consideradas. A empresa Bain apresenta todos os anos um estudo sobre a adoção dessas ferramentas divididas nos seguintes grupos: Digitalização e Inovação; Pessoas e Organização; Operações; Estratégias e Finanças; Sustentabilidade. Na pesquisa de 2024, foram destacadas as seguintes práticas: o planejamento estratégico, o estabelecimento de competências-chave, marketing de relacionamento, terceirização, programas de engajamento, gestão de mudanças, benchmarking, gestão da cadeia de abastecimento, balanced scorecard, estabelecimento de missão e visão.
É claro que o uso da inteligência artificial (IA) deve ser um tema central para os profissionais e empresas. Procure estabelecer um cronograma para a implementação de práticas, os impactos possíveis e o que é necessário. É importante avançar!
Fonte: Diário do Comércio
Foto: Freepik